Hospedagem grátis soa tão bom e tão tentador que muitas pessoas ainda me perguntam algo como: você tem alguma para indicar? é seguro? só vou usar para um projeto pessoal sem fins lucrativos, tem algum risco?.
A resposta é simples, fuja da hospedagem gratuita em todo e qualquer cenário. Se ainda não está convencido me acompanhe que vamos explorar todos esses porquês.
Qual a pegadinha?
Como tudo que é anunciado como gratuito, geralmente sempre há um problema. Com hospedagens o problema é simples: segurança. Não digo apenas segurança de alguém invadir seu site, você pode argumentar que ele não possui nenhum dado sensível. Estou dizendo da segurança das pessoas que irão acessar seu site. Não é uma prática incomum que hospedagens gratuitas coloquem anúncios em seu site (muitos anúncios) sobre os quais você não tem controle nenhum.
Para agravar muitos desses anúncios podem ter malwares, adwares, bloatwares e até vírus que podem infectar os dispositivos de seus visitantes. Isto é algo muito grave que pode levar você a ter problemas judiciais sem saber que seu site está distribuindo software malicioso.
Quem se responsabiliza?
Você não pode culpar a hospedagem gratuita em muitos casos. Como servidores tem alto custo de manutenção e disponibilização que precisam ser supridos, é inviável para uma empresa manter um serviço 100% grátis sem possuir alguma forma de renda, ai entram os anúncios. Em alguns sites gratuitos, a experiência do usuário é totalmente destruída, pois, eles podem ter dificuldade em não clicar nos anúncios. Os anúncios podem se mover por toda a página, fazendo com que os usuários cliquem acidentalmente neles.
Isto é simplesmente o fracasso de qualquer campanha do Google ads, Facebook ou até mesmo do adsense que você pensar em fazer.
Depois que alguém clica em um anúncio sem querer em sua página da web gratuita, essa pessoa pode passar a receber muitos e-mails (SPAM) não apenas do site em que clicou, mas também de qualquer outra empresa semelhante. É uma prática totalmente em desacordo com a LGPD, mas, que infelizmente ocorre em muitas destas hospedagens gratuitas elas vendem listas de e-mail e dados pessoais de usuários para terceiros. Essa já é uma bandeira vermelha absoluta para que você não use este tipo de serviço!
Além disto muitas destas empresas deixam bem claro em seus termos de uso que irão exibir anúncios diversos nos sites hospedados.
Estou sem dinheiro o que eu posso fazer?
Neste caso procure uma hospedagem básica com provedores sérios e sólidos, você irá pagar em torno de 10 a 20 reais mensais e pode conseguir pagar menos se optar por um plano anual. Nestas hospedagens você terá mais liberdade, segurança e suporte para todas as suas dúvidas.